Search
  • Juliana Bertoncel

Como lidar com pessoas vitimistas?

Logo que comecei a postar aqui no ig sobre a postura vitimista, a pergunta que mais recebi pelo direct foi: “como lidar com alguém que insiste em se colocar como vítima de tudo?”


Manter uma relação íntima com quem se sente vítima não é fácil. A pessoa com essa postura tendem a fazer com que qualquer assunto cotidiano seja levado para o lado pessoal, se ofendem com tudo, não assumem a responsabilidade pela própria vida e estão sempre buscando a quem culpa. Adotam atitudes de auto-sacrifício e de exaltação do próprio sofrimento, com a intenção de manipular os sentimentos, pensamentos e comportamentos dos demais.


Qual o desafio de quem lida com alguém com postura vitimista?

- Parar de carregar “cargas” que não são suas e PARAR de SENTIR CULPA pelo sofrimento do outro.


Como lidar?

- Fazendo terapia para ter clareza do que é seu e do que é do outro.

- Suportar que a pessoa vitimista lhe acuse de “egoísta” quando você começar a mudar o comportamento e parar de cair na manipulação.

- Não gastar seu tempo tentando mostrar pra pessoa vítima onde ela não está assumindo a responsabilidade. Isso só vai irritá-la e dar pra pessoa mais “munição” ainda para lhe acusar de “nunca entendê-la!”

- Se concentre em você! O que o outro sente e vive é responsabilidade dele. Você precisa focar nas coisas que estão no teu controle. O vitimista pode querer que você sinta o sofrimento dele, mas não é seu papel fazer isso.

- Se AFASTE! Corte o contato. Em alguns casos, se afastar é a única opção saudável.


Quem compartilha multiplica! Que tal enviar este post pra uma amiga que merece uma vida mais leve?


Beijos de luz,

Juliana Bertoncel


Obs: somente pra quem quer um caminho de solução, para quem quer recuperar o domínio sobre si mesma para viver uma vida plena - conheça a Terapia Vibracional - seu encontro semanal com você sob a minha condução com as melhores ferramentas terapêuticas disponíveis reunidas num atendimento único!





#Tmd #terapiamultidimensional #seresdeluz #curadealma #autoconhecimento #curainterior #thetahealing #terapiaholistica #elevarfrequencia #terapiaemusica #julianabertoncel #cursoconstelacaofamiliar #cursoconstelaçãosistêmicafamiliar #formaçãoprofissional #desenvolvimentopessoal #berthellinger #constelacao #curainterior

19 views0 comments
©© Copyright