top of page
  • Foto do escritorJuliana Bertoncel

“O filhinho da mamãe” ou "A filhinha do papai”

Atualizado: 22 de jan.

filhinho da mamãe, homem peter pan, homem indisponível para o amor, bert hellinger

O "filhinho da mamãe" muitas vezes revela dinâmicas complexas quando observado à luz da Constelação Familiar. O filho excessivamente ligado à mãe pode refletir padrões inconscientes que afetam não apenas o indivíduo, mas todo o sistema.


Essa proximidade excessiva pode ser resultado de lealdades ocultas, onde o filho assume um papel de cuidador emocional da mãe, muitas vezes em detrimento de suas relações adultas.


Essa dinâmica pode gerar desequilíbrios, criando dificuldades para o desenvolvimento saudável de relacionamentos amorosos e compromissos mais maduros. Prontos para mais um conhecimento de como a relação de casal dos pais (ou ex-casal) pode afetar os filhos em seus relacionamentos amorosos quando adultos? A imagem colocada neste post mostra a lealdade inconsciente atuante neste sistema familiar....


Quando a relação amorosa dos pais, por algum motivo, resulta em brechas, o filho ou a filha, sentindo a necessidade não preenchida do pai ou da mãe, se coloca na função de compensar a falta (ou o que falta) para um dos pais.


É dessa dinâmica que surge “o filhinho da mamãe” ou a “filhinha do papai”. Não é um termo pejorativo, e sim um termo técnico que evidencia uma postura onde os filhos se colocam no movimento de viver a DOR de um dos pais e com isso, ficam INDISPONÍVEIS para viver a SUA PRÓPRIA vida.


Esses filhos, quando se encaminham para a vida adulta, muitas vezes não estão verdadeiramente disponíveis para uma relação amorosa, pois se encontram "vinculados e inconscientemente comprometidos" com seus pais.


Ao nos casarmos, nossa família de origem tem precedência, mas o nosso(a) parceiro(a) atual deve ter PRIORIDADE.


Quando o filho mantém um compromisso predominante com a mãe, priorizando-a em detrimento da esposa, essa relação está destinada ao fracasso...


- Então vocês podem dizer: "ah Ju, q exagero... gesto de carinho dessa mãe...".


Proponho uma reflexão: imaginem que, nesta foto, a mãe esteja ao lado do pai, formando um casal feliz e harmonioso. Nessa cena, observem como naturalmente a mãe daria a mão para o pai, e o filho para a noiva.


Em outras palavras, quando não existem "brechas" ou interferências na relação dos pais, os filhos ficam livres para seguir suas próprias vidas. Quando a relação amorosa dos pais, por algum motivo, apresenta lacunas, os filhos, sentindo a necessidade não atendida de um dos pais, assumem o papel de preencher essa falta para compensar a ausência.


É importante destacar que todo "filhinho da mamãe" acaba se relacionando com uma "filhinha do papai". Ambos, em nível inconsciente, estão indisponíveis para o amor, o que acaba gerando uma atração mútua. Essa dinâmica reflete as questões não resolvidas em relação aos pais, influenciando diretamente os padrões de relacionamento e a capacidade de entrega emocional.


A Constelação Familiar propõe uma exploração profunda dessas dinâmicas, buscando revelar e curar esses padrões. Ao reconhecer as lealdades e encontrar um novo equilíbrio, o "filhinho da mamãe" ou a "filhinha do papai" podem construir relacionamentos mais autênticos e livres de influências inconscientes, promovendo um crescimento emocional significativo.

-----

Querido(a) leitor(a),

Espero que esteja bem! Quero expressar o quanto valorizo você como parte da nossa comunidade. Sua jornada é importante para mim, e o objetivo dos meus textos aqui no blog é oferecer apoio, orientação e caminhos de solução. É uma honra poder contribuir para o seu crescimento interior. Entendo que cada passo em sua vida é único, com desafios e vitórias próprias, e sei que nem sempre apenas um texto é capaz de proporcionar um espaço seguro e acolhedor para suas reflexões e crescimento pessoal.


Por isso, convido você a explorar mais sobre os benefícios da


Se, neste momento, sentir que um curso online pode agregar maior valor à sua vida, sugiro dar uma olhada no curso "Mulher Soberana". Ele foi projetado para guiá-lo na jornada de abraçar plenamente a sua força interior, transformando a mulher guerreira que vive em você em uma mulher soberana e segura em todas as áreas da vida, tomando toda a força do pai.


Lembre-se, estou aqui não apenas como profissional, mas como alguém genuinamente comprometida com o seu bem-estar. Sinta-se à vontade para entrar em contato, tirar dúvidas ou agendar uma sessão. Estou à disposição no WhatsApp (11.99217.1846).

Caso prefira, podemos manter contato pelo [ https://www.instagram.com/julianabertoncel ].


Com estima,

Juliana Bertelli Bertoncel

Prof. Especialista em Constelação Sistêmica e Terapia Vibracional




©© Copyright
bottom of page