top of page
  • Foto do escritorJuliana Bertoncel

Como lidar com mãe tóxica e com pai que abandona?

Atualizado: 22 de jan.

Como lidar com mãe tóxica e narcisista na visão da constelação familiar / bert hellinger
Como lidar com pai que abandona, agride e humilha os filhos na visão da constelação familiar bert hellinger

(Leia primeiro todas as imagens por favor)


Sempre que falo sobre honrar pai e mãe, reverenciar, tomar, e aceitar o passado como foi, os posts geram gatilhos de dor e acionam em algumas pessoas conflitos internos e resistência ao se abrir para uma nova visão e possibilidade. Que dizer que eu entendo perfeitamente!


Muitos em sua infância não tiveram lares estáveis, harmoniosos, com os pais dando amor e na postura de adultos, e os filhos recebendo e sendo cuidados.


Muitos tiveram pais ausentes, que abandonaram a esposa e filhos ou uma "mãe tóxica". Outros tiveram pais (pai ou mãe) presentes mas que agrediam, humilhavam, e/ou que culpavam seus filhos pelos seus próprios sofrimentos. Olhavam para os filhos como se fossem um peso. Esperavam RECEBER dos filhos cuidados ao invés de cuidar.


Quando estamos feridos, entendo que é muito difícil compreender que esses pais tinham/tem as próprias questões não resolvidas, as próprias dores, e que talvez eles não tenham dado conta de lhe dar nada mais que a sua própria vida… é muito desafiador conseguir acolher e ao mesmo tempo libertar alguém que nos feriu tanto! Parece injusto… parece que você está dando mais ainda sem ter recebido.

como posso olhar para além das dores que a relação com meus pais me causou - constelação familiar bert hellinger

Convido você a transcender a dor neste momento. Minha intenção não é afirmar que estou certa e quem discorda está errado. Ao compartilhar essas palavras, meu propósito é oferecer um conhecimento que foi significativo para mim e transformador para muitos dos meus clientes, ao possibilitar esse movimento interno.


Visualize internamente duas imagens distintas:


1. Reconheça o pai/mãe que lhe deu a vida - aquela pessoa que compartilhou contigo o dom da existência [mantenha uma conexão interna, nutrindo sentimentos de amor, honra e gratidão].

sinto culpa por não conseguir dizer melhores pais do mundo para meus pais

2. Delimite o homem/mulher que eles se tornaram em sua vida [se necessário, distancie-se de comportamentos agressivos, preservando sua própria saúde mental e física. Cuide de sua vida sem carregar culpa. Lembre-se, eles estão feridos e enfrentam suas próprias questões. Evite sentir piedade ou tratá-los como crianças].


Busque terapia, venha constelar, acolha sua dor e não permita que sua biografia gire em torno de um trauma da infância. Você não precisa continuar vivendo e olhando apenas para essa dor. A vida pode ser MAIS! Seus pais continuarão sendo a fonte da sua vida, seja próximo ou distante. Com humildade, honre-os e viva sua vida com amor, uma homenagem genuína a eles.


amor e ódio com os pais - culpa e ressentimento

Observação: O termo usado no título deste texto "mãe tóxica" muitas vezes carrega consigo um julgamento, destacando uma suposta superioridade sobre aqueles rotulados como "a pessoa difícil". É importante reconhecer que todos, sem exceção, possuem características tanto positivas quanto negativas. Ao usar essa expressão aqui, minha intenção é chamar a atenção para a dor comum compartilhada por muitos filhos.


Entretanto, quero ressaltar que não é aconselhável rotular alguém dessa forma. Cada indivíduo, inclusive aqueles considerados "difíceis", possui a capacidade de direcionar amor para alguma pessoa ou lugar. Mesmo em meio a suas dificuldades, eles têm suas próprias formas de expressar afeto.


Os pais, mesmo que tenham sido ou sejam desafiadores, são os únicos e ideais para você, pois foram responsáveis por dar a você a dádiva da vida. Portanto, a sugestão é que honremos e respeitemos essa hierarquia única, reconhecendo que, apesar das imperfeições, eles desempenharam um papel vital em nossa existência.

--------

Querido(a) leitor(a),

Espero que esteja bem! Quero expressar o quanto valorizo você como parte da nossa comunidade. Sua jornada é importante para mim, e o objetivo dos meus textos aqui no blog é oferecer apoio, orientação e caminhos de solução. É uma honra poder contribuir para o seu crescimento interior. Entendo que cada passo em sua vida é único, com desafios e vitórias próprias, e sei que nem sempre apenas um texto é capaz de proporcionar um espaço seguro e acolhedor para suas reflexões e crescimento pessoal.


Por isso, convido você a explorar mais sobre os benefícios da


Se, neste momento, sentir que um curso online pode agregar maior valor à sua vida, sugiro dar uma olhada no curso "Mulher Soberana". Ele foi projetado para guiá-lo na jornada de abraçar plenamente a sua força interior, transformando a mulher guerreira que vive em você em uma mulher soberana e segura em todas as áreas da vida, tomando toda a força do pai.


Lembre-se, estou aqui não apenas como profissional, mas como alguém genuinamente comprometida com o seu bem-estar. Sinta-se à vontade para entrar em contato, tirar dúvidas ou agendar uma sessão. Estou à disposição no WhatsApp (11.99217.1846).

Caso prefira, podemos manter contato pelo [ https://www.instagram.com/julianabertoncel ].


Com estima,

Juliana Bertelli Bertoncel

Prof. Especialista em Constelação Sistêmica e Terapia Vibracional


Leia também:










©© Copyright
bottom of page