Quando há vítima e agressor (relação de casal), como isso é visto pela Constelação Familiar?
- Juliana Bertoncel

- 30 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de dez. de 2025

Em situação de vítima e algoz na relação de casal, de forma geral, durante a constelação é feito um trabalho em três frentes:
1) Entender o ponto de origem na ancestralidade deste padrão. Liberar fidelidades cegas de sofrimento e liberar a vítima para que aprenda a honrar e homenagear indo para MAIS: mais saúde, mais amor, mais prosperidade, mais alegria, melhores relações.



2) Concordar com o que foi LIBERTA. O passado, por mais doloroso que tenha sido, já é realidade. Somente quando concordo que foi assim é que há uma dinâmica de cura em deixar o passado NO passado. (Tudo que resisto, me conecto ainda mais e carrego dentro de mim. Ou seja, toda resistência faz com que você reviva no presente algo do seu passado).
3) Feito um trabalho de auto responsabilidade para que cada um possa ficar com o que é seu e deixar com o outro o que é do outro. Então quem causou mal, reconhece o que fez e sente as consequências e o peso na alma das suas ações. A vítima então se responsabiliza por DEIXAR com o agressor aquilo que é dele e se retirar. Quando ela faz esse movimento interno, ela se libera do peso, da sensação de culpa, de todo padrão insalubre.
Isso não é o mesmo que perdoar o agressor. Aliás, na constelação, nem é aceito o conceito de "perdão''! Caberia ao agressor reparar o que fez, e não a vítima “perdoá-lo”.
Segundo Bert Hellinger, criador da Constelação, o perdão não é cabível entre dois seres humanos. Quando uma pessoa fere alguém e pede perdão para sua vítima, esse algoz está ERRANDO DE NOVO. Porque ele atribui à vítima, a RESPONSABILIDADE por perdoar.
E se por acaso a vítima “não perdoa”, ele a coloca num local de ALGOZ - “você não tem coração porque você não me perdoou!” e então o algoz se coloca no local da “vítima incompreendida". O agressor manipula e tenta inverter a situação a seu favor.
Essa foi uma breve explicação de um conceito muito profundo e delicado. Somente vivenciando para sentir seus efeitos.

Para quem está aberta à solução e pronta para a cura, a Constelação é uma ferramenta terapêutica maravilhosa.
Busquem bons profissionais, transformem seus sistemas, vocês mesmas e suas vidas!
Vamos nos conectar?
Quer saber mais sobre minha formação, minha trajetória profissional e a maneira como trabalho? Aqui estão meus canais oficiais:
Meu hub de links: https://bio.site/JulianaBertoncel
Instagram: https://www.instagram.com/julianabertoncel/
Agendar Sessão / WhatsApp: (11) 99217-1846
Juliana Bertoncel - Psicoterapia Avançada & Constelação Familiar





Comentários