top of page
  • Foto do escritorJuliana Bertoncel

Quando há vítima e agressor (relação de casal), como isso é visto pela Constelação Sistêmica?

Em situação de vítima e algoz na relação de casal, de forma geral, durante a constelação é feito um trabalho em três frentes:

1) Entender o ponto de origem na ancestralidade deste padrão. Liberar fidelidades cegas de sofrimento e liberar a vítima para que aprenda a honrar e homenagear indo para MAIS: mais saúde, mais amor, mais prosperidade, mais alegria, melhores relações.

2) Concordar com o que foi LIBERTA. O passado, por mais doloroso que tenha sido, já é realidade. Somente quando concordo que foi assim é que há uma dinâmica de cura em deixar o passado NO passado. (Tudo que resisto, me conecto ainda mais e carrego dentro de mim. Ou seja, toda resistência faz com que você reviva no presente algo do seu passado).

3) Feito um trabalho de auto-responsabilização para que cada um possa ficar com o que é seu e deixar com o outro o que é do outro. Então quem causou mal, reconhece o que fez e sente as consequências e o peso na alma das suas ações. A vítima então se responsabiliza por DEIXAR com o agressor aquilo que é dele e se retirar. Quando ela faz esse movimento interno, ela se libera do peso, da sensação de culpa, de todo padrão insalubre.


Isso não é o mesmo que perdoar o agressor. Aliás, na constelação, nem é aceito o conceito de "perdão''! Caberia ao agressor reparar o que fez, e não a vítima “perdoá-lo”.


Segundo Bert Hellinger, criador da Constelação, o perdão não é cabível entre dois seres humanos. Quando uma pessoa fere alguém e pede perdão para sua vítima, esse algoz está ERRANDO DE NOVO. Porque ele atribui à vítima, a RESPONSABILIDADE por perdoar.


E se por acaso a vítima “não perdoa”, ele a coloca num local de ALGOZ - “você não tem coração porque você não me perdoou!” e então o algoz se coloca no local da “vítima incompreendida". O agressor manipula e tenta inverter a situação a seu favor.


Tentei explicar de forma resumida um conceito muito profundo e delicado. Somente vivenciando para sentir seus efeitos.


Para quem está aberta à solução e pronta para a cura, a Constelação é uma ferramenta terapêutica maravilhosa.


Busquem bons profissionais, transformem seus sistemas, vocês mesmas e suas vidas!


Beijos de luz,

Juliana Bertoncel














181 visualizações0 comentário
©© Copyright
bottom of page