top of page
  • Foto do escritorJuliana Bertoncel

Como amadurecer sendo filho de pais depressivos:

Pais depressivos e com uma estrutura de personalidade imatura muitas vezes têm dificuldades em colocar limites e orientar de forma assertiva seus filhos para que eles consigam se tornar adultos independentes.


Não temos como dar aos outros aquilo que não reconhecemos ou não temos dentro. Se seus pais não receberam dos pais deles uma referência ou uma estrutura para que o amadurecimento pudesse se revelar, eles também não saberiam como passar isso para seus próprios filhos. Vira uma bagunça generalizada no seio familiar, onde a hierarquia se perde e não sabemos quem é “mais criança” dentro dessas relações.


O que fazer então?


Reconhecer que mesmo sua família não sendo do jeito que você gostaria, ela é a perfeita e única possível para você. (Por mais que você se revolte, isso não irá fazer você ser filho de outros pais. Amadurecimento é isso: se instalar na realidade, mesmo que ela seja diferente do que você esperava).


Parar agora de reclamar das atitudes dos seus pais e se vitimizar diante da carência deles: “minha mãe é dramática”, “meu pai narcisista”. Culpá-los pelas suas dores não farão você crescer e ir pra sua vida. Além do mais, reconhecer que você também não é um “alecrim dourado perfeito(a)” que você pensa que é lhe fará bem. Reconhecer que você também tem suas sombras, dificuldades, e comportamentos imaturos e tóxicos lhe indicarão um caminho para cura. (Lembre-se, só cuidamos daquilo que reconhecemos. Você não tem como curar ou mudar aquilo que você nega em você. E temos muito mais em comum com nossos pais do que gostaríamos de admitir).


Seus pais não puderam lhe dar tudo ou ser como você gostaria. Agora só depende de você construir uma personalidade madura e que se articula com maestria com a realidade.


Vamos juntos?


Ps: Através da constelação sistêmica é possível olhar para a origem, onde se iniciou o padrão de falta de força, de vazio, de imaturidade e de depressão na família, e através da recolocação de cada um no seu lugar certo, tomando a força da hierarquia superior, é possível fazer com que a força volte a fluir até você.


Beijos de Luz,

Juliana Bertoncel


©© Copyright
bottom of page