top of page
  • Foto do escritorJuliana Bertoncel

6 sinais que você é um pai/mãe maduro e que respeita a hierarquia

Observe quantas alternativas abaixo você já coloca em prática na educação dos seus filhos:


  1. Você coloca limites claros na educação dos seus filhos;

  2. Você honra e respeita seus pais e seus sogros. Já saiu da gangorra dos extremos “faço tudo diferente do que meus pais/sogros fizeram” ou “faço tudo igual”. Encontrou com o outro genitor a forma de educar que ressoa mais pra ambos.

  3. Compreendeu que está aqui para se gastar, não para se poupar. Que o vetor da vida é pra fora. Entende que ser pai e mãe é entrega sem esperar nada em troca

  4. Orienta e educa sempre lembrando que: a) o destino do seu filho(a) é dele; b) bons pais são pais desnecessários.

  5. Desafia seus filhos(as) a serem sempre melhores, mais independentes e a não precisarem dos pais. Fazem isso por ELES, porque vocês confiam nos seus filhos, e não por que vocês pais se sentem sobrecarregados e precisam de “ajuda”.

  6. De forma alguma coloca os filhos no lugar de “melhores amigos”, envolve os filhos na briga do casal, falam mal do outro genitor para o filho e/ou pede que o filho fique seu aliado e escolha “um lado” quando ambos os pais tiverem alguma desavença…


✅ Pra quem sente dificuldade em realizar essas posturas sistêmicas adultas na criação dos filhos, agende sua constelação sistêmica pelo WhatsApp 11 99217.1846 (link direto no rodapé)


Beijos de Luz,

Juliana Bertoncel




©© Copyright
bottom of page