Search
  • Juliana Bertoncel

Você sabe a diferença entre depressão e vitimismo?

Depressão é um distúrbio afetivo, é uma doença psiquiátrica crônica que produz alteração do humor. É caracterizada por uma sensação profunda de tristeza e forte sentimento de desesperança. A pessoa deprimida pode ser auto-responsável, se dedicar às suas conquistas e MESMO ASSIM, mesmo que a vida esteja caminhando bem, ainda assim sente constantemente que ALGO LHE FALTA, sente um VAZIO, parece que nunca NADA EXTERNO é capaz de preencher.


Já o vitimismo refere-se a tendência a se colocar no papel de vítima, mesmo que a pessoa não o seja. Geralmente essas pessoas sentem-se incapazes de gerenciar a própria vida e NÃO se responsabilizam por seus atos e problemas. Isso significa que CULPAM o mundo por seus fracassos e descarregam em quem está por perto toda a responsabilidade dos seus problemas. Não buscam a solução, e se REVOLTAM com quem não se torna seu ALIADO no SOFRIMENTO!


Principal diferença:

✅ Normalmente a pessoa deprimida sente-se CULPADA até mesmo por aquilo que ela não é responsável

✅ A pessoa vitimista CULPA os outros por tudo!


De forma geral, como toda relação é um encaixe:

✅ Uma filha deprimida tem uma mãe/pai vitimista

✅ Uma esposa deprimida tem um marido vitimista

✅ Um funcionário deprimido possui um chefe vitimista

✅ E assim por diante


- “Mas Ju, é possível estar deprimido e ser vitimista ao mesmo tempo?”

- Sim, é possível! Como saber “qual lado” está ganhando dentro de você?


O deprimido, mesmo desesperançoso, busca ajuda - tratamento terapêutico semanal, tratamento medicamentoso (avaliado, e se necessário prescrito por um psiquiatra) e Constelação Sistêmica.


O vitimista não busca ajuda e enche a boca pra falar: “essas coisas não funcionam!”. Ou, após muita insistência de quem convive com ele, vai em uma sessão terapêutica, não se entrega ao processo, não olha pra sim e diz: “até tentei, mas nada funciona comigo!”


Me conta, já conheceu alguém na postura da vítima? Como foi conviver com essa pessoa?


Obs: atenção Deusas, somente pra quem quer um caminho de solução - conheça a Terapia Vibracional - seu encontro semanal com você sob a minha condução com as melhores ferramentas terapêuticas disponíveis reunidas num atendimento único!



Beijos de luz,

Juliana Bertoncel


#Tmd #terapiamultidimensional #seresdeluz #curadealma #autoconhecimento #curainterior #thetahealing #terapiaholistica #elevarfrequencia #terapiaemusica #julianabertoncel #cursoconstelacaofamiliar #cursoconstelaçãosistêmicafamiliar #formaçãoprofissional #autoconhecimento #desenvolvimentopessoal #berthellinger #constelacao #curainterior

18 views0 comments
©© Copyright