top of page
  • Foto do escritorJuliana Bertoncel

Você já sentiu que segue um destino que não é seu?

No post anterior falamos sobre a exclusão de um dos pais no coração de uma criança. Neste falarei sobre os efeitos da exclusão no sistema familiar e na sua vida.


“Quando excluímos alguém de nosso coração, tornamo-nos exatamente iguais à pessoa excluída” (Bert Hellinger). Esta citação fala da Lei do Pertencimento na qual o sistema atua de maneira a garantir que aquele que um dia pertenceu, continue pertencendo. Caso movimentos de exclusão aconteçam, o sistema atuará para trazer esse membro de volta através dos emaranhamentos.


Isto significa que alguém retomará e reviverá inconscientemente o destino do ancestral excluído. Ou seja, ao invés de seguir com a SUA VIDA, olhando pra frente, reproduzirá destinos que não são seus.


Para conseguir uma boa solução para os emaranhamentos familiares, a Constelação Sistêmica possibilita o uso de técnicas terapêuticas para tornar consciente a história do excluído, assim ele é incluído novamente e honrado.


As principais exclusões observadas nas Constelações são abortos, natimortos, estupros, assassinatos, segredos, traições, luto e qualquer outra situação de grande sofrimento emocional para os familiares.


Exemplo bem comum de exclusão: quando criança o filho(a) testemunha as traições do pai e passa a tomar as dores da mãe. Com isso, ele exclui o pai e fica aliado da mãe em sua dor. Já falamos aqui no ig que os filhos não deveriam se intrometer na relação de casal dos pais. Mas o quanto é desafiador se manter em seu lugar diante de certas circunstâncias…


Enfim, as consequências das exclusões nos sistemas familiares podem ser observadas em sintomas como doenças físicas e emocionais, fracassos financeiros, dificuldades profissionais, depressão, conflitos familiares e judiciais, dependência química, e conflitos nos relacionamentos amorosos.


Para entender melhor, assista gratuitamente a Palestra Sistêmica - link na bio


Beijos de luz,

Juliana Bertoncel





20 visualizações0 comentário
©© Copyright
bottom of page