top of page
  • Foto do escritorJuliana Bertoncel

Você já parou para pensar qual era a situação financeira dos seus pais quando você nasceu?

Em resumo, a aluna percebeu que quando ela nasceu, os pais passaram por severas restrições financeiras. Ela conta que o pai teve até que vender seu carro velho para pagar os custos da maternidade. Ao passo que, anos depois, quando a irmã mais nova nasceu, eles saíram da maternidade com um carro luxuoso, o mais moderno da época, o carro do ano!


Ao passo que a aluna, a irmã mais velha, cresceu ouvindo crenças como “dinheiro não cresce em árvore”, cresceu vendo a tensão de preocupação dos pais com as contas, sempre sentindo que a sua sobrevivência e estrutura estavam ameaçadas, sua irmã mais nova cresceu numa atmosfera de tranquilidade, confiança e abundância.


Ambas as irmãs carregaram para a vida os padrões que vivenciaram: a mais velha carregou tensão, auto-cobrança, medos em excesso, e sempre buscou empregos que lhe dessem "segurança", enquanto a mais nova carregou uma leveza diante da vida, uma certa inocência, uma confiança de que tudo sempre lhe será provido…


Muitos irmãos que receberam moedas diferentes de seus pais carregam ressentimentos, mágoas e acusações em relação aos seus pais. Julgam que merecem receber mais.


Não é o caso desta minha aluna. Com os conhecimentos sistêmicos ela conseguiu tomar com gratidão as moedas que seus pais puderam lhe dar, sem se comparar com a irmã, reconhecendo que as moedas que nossos pais puderam nos entregar são AS CERTAS para cada filho(a). E ao tomar as moedas que recebeu, pode parar de carregar os pesos que pertencem aos destinos e vivências dos seus pais. Agora ela segue com mais leveza e escolhe como quer se sentir em relação ao dinheiro, por amor e em homenagem aos seus pais <3


Beijos de luz,

Juliana Bertoncel






21 visualizações0 comentário
©© Copyright
bottom of page