top of page
  • Foto do escritorJuliana Bertoncel

Como saber se eu sou dependente emocional?

Atualizado: 22 de jan.


Dependência emocional: será que eu sou assim?

É claro que ninguém é auto suficiente. Todo mundo, em algum nível, depende das outras pessoas para viver bem. Eu dependo dos agricultores para ter o que comer, dependo das costureiras para ter o que vestir, precisei de pessoas construindo a minha casa para que não dormisse ao relento.


Depender que outras pessoas façam serviços que você não sabe fazer, ou que não faz com tanta maestria não é o problema.






O problema é começar a depender da validação dos outros para se sentir bem consigo mesma. É depender que os outros tomem DECISÕES sobre SUA VIDA que deveriam estar nas suas mãos. Como então saber se sou dependente emocional? Confira o checklist da imagem:



Não me sinto valoriza, medo da rejeição, não confio em mim, sou insegura. Sou dependente emocional?

Quando a sua felicidade começa a depender de qualquer outra pessoa, realização ou resultado – ou uma combinação destes – é possível que você seja emocionalmente dependente.


Pra quantos itens você respondeu sim?


Saiba que não precisa continuar a ser assim. Existem algumas opções de caminho. Sinta no seu coração, qual é o caminho certo para você neste momento:





Querido(a) leitor(a),

Espero que esteja bem! Quero expressar o quanto valorizo você como parte da nossa comunidade. Sua jornada é importante para mim, e o objetivo dos meus textos aqui no blog é oferecer apoio, orientação e caminhos de solução. É uma honra poder contribuir para o seu crescimento interior. Entendo que cada passo em sua vida é único, com desafios e vitórias próprias, e sei que nem sempre apenas um texto é capaz de proporcionar um espaço seguro e acolhedor para suas reflexões e crescimento pessoal.


Por isso, convido você a explorar mais sobre os benefícios da


Se, neste momento, sentir que um curso online pode agregar maior valor à sua vida, sugiro dar uma olhada no curso "Mulher Soberana". Ele foi projetado para guiá-lo na jornada de abraçar plenamente a sua força interior, transformando a mulher guerreira que vive em você em uma mulher soberana e segura em todas as áreas da vida, tomando toda a força do pai.


Lembre-se, estou aqui não apenas como profissional, mas como alguém genuinamente comprometida com o seu bem-estar. Sinta-se à vontade para entrar em contato, tirar dúvidas ou agendar uma sessão. Estou à disposição no WhatsApp (11.99217.1846).

Caso prefira, podemos manter contato pelo [https://www.instagram.com/julianabertoncel].


Com estima,

Juliana Bertelli Bertoncel

Prof. Especialista em Constelação Sistêmica e Terapia Vibracional

13 visualizações0 comentário
©© Copyright
bottom of page