top of page
  • Foto do escritorJuliana Bertoncel

Como essa fábula ressoa pra você?

Nessa experiência, um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.


Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos macacos que estavam no chão.


Até que, após algum tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele.


Depois de receberem vários jatos de água fria, os macacos pararam de tentar subir a escada, apesar da tentação das bananas.


Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira atitude do novo macaco foi subir a escada. Contudo, foi retirado imediatamente pelos outros macacos, que o surraram.


Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.


Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu – tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato.


Um terceiro foi trocado e, novamente, o mesmo ocorreu. Um quarto e, por final, o último dos veteranos foi substituído.


Os cientistas, então, ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.


Se fosse possível perguntar a algum deles por que eles batiam em quem tentasse subir a escada, provavelmente a resposta seria: "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”!


Como essa fábula ressoa pra você?


O quanto talvez você não fique cego, surdo, mudo e se sentindo de mãos atadas diante da vida porque dentro da sua família, cultura e local onde cresceu "as coisas sempre foram assim!?!"


Pra crescermos internamente e na vida é preciso se questionar o porque faz o que faz! É preciso clareza do porque escolhe o que escolhe e PRINCIPALMENTE, é preciso se abrir para o NOVO, se abrir pra MAIS.


Venha fazer parte da Turma de Formação em Constelação Sistêmica.

140h de um mergulho profundo na sua ancestralidade e na sua biografia.


Postura sistêmica é pra VIDA, não somente pra quem quer ser um terapeuta sistêmico. Você se torna um pai/mãe melhor, um filho(a) melhor, um profissional melhor, passa a fazer da sua vida, uma vida melhor!



Aguardo você,

Juliana Bertoncel




3 visualizações0 comentário
©© Copyright
bottom of page