Juliana Bertoncel
Quando a Vontade dos Pais e dos Filhos se Chocam: O Caminho da Autonomia

Nem sempre é fácil conquistar a harmonia nas relações familiares, especialmente quando desejos e expectativas colidem.
Imagine, por um momento, um adolescente que deseja escolher sua própria carreira, mas encontra resistência dos pais que sonham com uma direção diferente. Ou uma jovem que anseia por explorar o mundo, mas se depara com as preocupações dos pais sobre sua segurança. Nessas situações, os filhos sentem o ímpeto de se afastar para encontrar sua própria voz e caminho na vida.
Como Bert Hellinger afirmou: “O que os pais negam aos filhos, os filhos se afastam para ter” A ideia subjacente é que, quando os pais não permitem algo, os filhos podem sentir a necessidade de seguir sozinhos na direção que escolheram.
Essa dinâmica é muito mais delicada e sutil do que simplesmente ter um conflito sobre carreiras e expectativas diferentes. Essa afirmação também se refere à necessidade de filhos adultos e maduros em se afastar para alcançar a permissão para ser feliz, especialmente em famílias onde o sofrimento é valorizado. É uma busca pela saúde em famílias onde a doença é predominante, ou pela riqueza em famílias com uma mentalidade de escassez. (Esse movimento é visto com muita frequência nas Constelações Sistêmicas que tenho a honra de facilitar).
É importante frisar, que esse movimento não necessariamente é um ato de rejeição ou exclusão dos pais. Um filho ou filha que consegue demonstrar gratidão pelo que recebeu dos pais e escolhe se afastar para cuidar bem da vida que lhe foi dada, para evoluir de acordo com sua própria consciência, é alguém que consegue expressar aos pais: “O que vocês me deram, FOI SUFICIENTE! Daqui em diante, o que desejo conquistar será por mérito próprio. Sou profundamente grata”
Me conta, qual foi a situação em que você sentiu a necessidade de se afastar para crescer e encontrar seu próprio caminho na vida?
Juliana Bertoncel
Terapeuta Sistêmica e Vibracional
Saiba mais: www.terapiaemusica.com.br
#constelacaosistemica #berthellinger #autonomia #maturidade #sairdaquartacamada #honrarpaiemae #oquefazerquandoospaisnaorespeitamasdecisoesdosfilhos #conflitosfamiliares