top of page
  • Foto do escritorJuliana Bertoncel

Quando a Vontade dos Pais e dos Filhos se Chocam: O Caminho da Autonomia

Atualizado: 19 de jan.


O caminho da autonomia: quando a vontade dos pais e dos filhos se chocam. Como a constelação sistêmica explora esse assunto.

Nem sempre é fácil conquistar a harmonia nas relações familiares, especialmente quando desejos e expectativas colidem.


Imagine, por um momento, um adolescente que deseja escolher sua própria carreira, mas encontra resistência dos pais que sonham com uma direção diferente. Ou uma jovem que anseia por explorar o mundo, mas se depara com as preocupações dos pais sobre sua segurança. Nessas situações, os filhos sentem o ímpeto de se afastar para encontrar sua própria voz e caminho na vida. É preciso se ausentar para conseguir encontrar sua autonomia.


Como Bert Hellinger afirmou: “O que os pais negam aos filhos, os filhos se afastam para ter” A ideia subjacente é que, quando os pais não permitem algo, os filhos podem sentir a necessidade de seguir sozinhos na direção que escolheram.


Essa dinâmica é muito mais delicada e sutil do que simplesmente ter um conflito sobre carreiras e expectativas diferentes. Essa afirmação também se refere à necessidade de filhos adultos e maduros em se afastar para alcançar a permissão para ser feliz, especialmente em famílias onde o sofrimento é valorizado. É uma busca pela saúde em famílias onde a doença é predominante, ou pela riqueza em famílias com uma mentalidade de escassez. (Esse movimento é visto com muita frequência nas Constelações Sistêmicas que tenho a honra de facilitar).


É importante frisar, que esse movimento não necessariamente é um ato de rejeição ou exclusão dos pais. Um filho ou filha que consegue demonstrar gratidão pelo que recebeu dos pais e escolhe se afastar para cuidar bem da vida que lhe foi dada, para evoluir de acordo com sua própria consciência, é alguém que consegue expressar aos pais: “O que vocês me deram, FOI SUFICIENTE! Daqui em diante, o que desejo conquistar será por mérito próprio. Sou profundamente grata”


Me conta, qual foi a situação em que você sentiu a necessidade de se afastar para crescer e encontrar seu próprio caminho na vida?


-------


Querido(a) leitor(a),

Espero que esteja bem! Quero expressar o quanto valorizo você como parte da nossa comunidade. Sua jornada é importante para mim, e o objetivo dos meus textos aqui no blog é oferecer apoio, orientação e caminhos de solução. É uma honra poder contribuir para o seu crescimento interior. Entendo que cada passo em sua vida é único, com desafios e vitórias próprias, e sei que nem sempre apenas um texto é capaz de proporcionar um espaço seguro e acolhedor para suas reflexões e crescimento pessoal.


Por isso, convido você a explorar mais sobre os benefícios da


Se, neste momento, sentir que um curso online pode agregar maior valor à sua vida, sugiro dar uma olhada no curso "Mulher Soberana". Ele foi projetado para guiá-lo na jornada de abraçar plenamente a sua força interior, transformando a mulher guerreira que vive em você em uma mulher soberana e segura em todas as áreas da vida, tomando toda a força do pai.


Lembre-se, estou aqui não apenas como profissional, mas como alguém genuinamente comprometida com o seu bem-estar. Sinta-se à vontade para entrar em contato, tirar dúvidas ou agendar uma sessão. Estou à disposição no WhatsApp (11.99217.1846).


Com estima,

Juliana Bertelli Bertoncel

Prof. Especialista em Constelação Sistêmica e Terapia Vibracional

Comments


©© Copyright
bottom of page