Search
  • Juliana Bertoncel

Como lidar com uma família que me demanda sair do meu lugar?

Recebo frequentemente essas perguntas:


1. Minha mãe vive falando que sou uma péssima mãe, como me colocar no lugar de filha?

2. Como lidar com uma família que me demanda sair do meu lugar?


E aí, como saber então qual o lugar certo no sistema familiar?


O “seu lugar certo” é determinado pela ordem de nascimento dentro da família. Não é um lugar físico e sim o seu lugar no seu sistema familiar, garantido pela lei do pertencimento.


O “seu lugar certo” nunca muda, não importa quanto tempo passe. Seus pais sempre vão continuar a terem nascido antes que você. Reconhecer que você é a pequena frente aos seus pais é uma postura interna de reconhecer seus limites e sua força dentro dessa relação.


Ou seja, manter-se como filha é reconhecer que você NÃO tem poder para educar ou mudar sua mãe, é reconhecer que ela já lhe deu o suficiente e parar de exigir que ela seja alguém diferente de quem ela é!


Deixe sua mãe falar e SIGA SUA vida, com reverência, respeito e gratidão à sua mãe. Trabalhe sua insegurança em terapia e estude sobre educação infantil para que você execute com confiança a educação dos seus filhos.


Sua mãe não está demandando que você saia do seu lugar de filha, e sim, ainda exercendo o papel dela como mãe: tornando o ambiente desconfortável para que você CRESÇA, AMADUREÇA, e ASSUMA sua escolhas com RESPONSABILIDADE.


Observe que será difícil você ser uma boa mãe para seus filhos se suas decisões se pautarem na sua dependência emocional e necessidade de aprovação que você ainda tem da sua mãe. Aprenda a renunciar o amor dela, desta forma sua mãe não terá mais controle sobre você.


Se você ficar olhando pra trás (sua mãe), não terá como olhar realmente para onde importa (seus filhos).


Normalmente é desafiador olhar para todas essas questões, a constelação familiar nos ajuda com amor e muito cuidado a fazer as movimentações corretas para olharmos para vida, assumindo nosso lugar.


Vem constelar comigo,


Comenta com um coração se essas palavras ressoaram no seu coração e compartilhe com alguém.


Beijos de luz,

Juliana Bertoncel


www.instagram.com/terapiaemusica


©© Copyright

Rua Manuel Furtado  (Z/O SP)

Bairro: Jd. Felicidade

  • Facebook - White Circle