Search
  • Juliana Bertoncel

Como é difícil te amar...

Mães narcisistas/abusivas são mulheres que não demonstram nenhum tipo de carinho pelas próprias filhas. Fazem ameaças, competem e sempre criticam tudo que suas filhas fazem. No pior dos casos podem chegar à agressões físicas...


Essas mães, ao verem as filhas jovens e bonitas, crescendo e com muitas oportunidades pela frente, percebe que ela mesmo está envelhecendo e "ficando pra trás" e não aceita essa posição. Se sentem fracassadas diante do sucesso da filha.

Por isso essa mãe sempre tenta inferiorizar e desestimular a filha para se sentir por cima.


Essa mãe também costuma fazer manipulações, chantagens e culpar a filha por todos os seus sofrimentos...


A mãe se comporta como uma eterna vítima e age como se SEMPRE dissesse para a filha "como é difícil te amar e a culpa disso é sua!"


Nem preciso dizer o quão traumático uma relação dessas pode ser. O quanto essas marcas irão acompanhar essas filhas no seu senso de merecimento, abundância, e capacidade de amar e ser amada. São filhas que costumam ir para os relacionamentos amorosos cheias de carências e entregando demais, morrendo de medo da rejeição....


Na Live anterior que fiz com a @renatasola_ sobre maternidade surgiram dúvidas sobre como lidar com mães narcisistas/tóxicas. Entendemos que por ser uma relação tão próxima - mãe e filha - é comum que a filha tenha muito medo de se distanciar da mãe, mesmo vivenciando uma dinâmica abusiva.


Também há o medo do julgamento dos parentes (a mãe narcisista é hábil em manipular os parentes para ficar à favor dela)... e é frequente as filhas apresentarem o medo da solidão e pensamentos como "se nem minha mãe me amou ou sentia prazer em cuidar de mim, quem irá fazer isso?!"


Na Live de amanhã, quinta, às 21h, vamos esclarecer o que as filhas precisam fazer para conseguir se priorizar, cuidar de si mesmas, restaurar a auto-estima, e principalmente como se afastar honrando a mãe e sendo grata pela vida.


É possível se libertar de todas as dores e não permitir mais que sua narrativa de vida gire em torno das feridas vivenciadas através dessa relação doentia entre mãe e filha.


Beijos de luz,

Juliana Bertoncel





#mãeabusiva#maenarcisista ##mãetóxica#mãeefilha

1 view0 comments
©© Copyright