top of page
  • Foto do escritorJuliana Bertoncel

"A vida te trata como você trata a sua mãe", essa frase é mesmo verdadeira?

Atualizado: 16 de mai. de 2023


A vida te trata como você trata a sua mãe, mãe bert hellinger, mãe na visão sistêmica, mãe na constelação familiar, como tomar a mãe quando a mãe é abusiva, narcisista?

Quer você goste ou não, quer você acredite ou não, quer você compreenda profundamente o que isto quer dizer ou não, de qualquer forma, essa frase vai atuar em você, na sua vida e no seu sucesso.


Essa frase é do Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar. Através dela percebemos que não há como você dizer SIM à vida, sem antes dizer SIM por quem lhe entregou a vida, sua mãe.


Mas você sabe o que ele realmente quis dizer com “A vida te trata como você trata sua mãe”? Vou trazer exemplos:


. Mãe que se sente rejeitada pelos filhos → a vida a trata como ela tratou/trata a própria mãe. Toda mãe que possui problemas com os filhos, a questão não está nos filhos, e sim na forma que essa mãe internamente olha para a sua própria mãe.


. Filhos que possuem sucesso profissional e amoroso mas veem pouco a mãe → quem olha de fora pode pensar que estes filhos agem com desprezo e descaso, e julgam que estes filhos tratam mal a mãe, então como essa frase estaria correta se eles possuem uma vida de abundância?


A frase NÃO fala sobre: atender todas as expectativas da mãe / apresentar uma obediência eterna / deixar de colocar limites e/ou visitar semanalmente


A FRASE FALA SOBRE a capacidade de cada filho(a) conseguir tomar a mãe, sem julgamentos, amorosamente no coração, independentemente de como tenha sido sua criação, educação e relação com ela.


Significa concordar, sem esperar que ela seja diferente, mesmo que não tenha se sentido amado o suficiente ou da maneira que imaginava ser “adequada”.


Significa aceitar que esta é a mãe certa para si (porque foi a única que lhe deu a vida) mesmo que tenha sido castigado injustamente, preterido ou mesmo abandonado.


E principalmente fala sobre RECONHECER quem sua mãe é/conseguiu ser, e se for preciso, se afastar ou cortar relações (em casos de abuso e violência).


Ao conseguir se afastar com respeito e gratidão pela vida, a vida lhe trará sucesso em todas as áreas da sua vida!


Me conta, você já tinha entendido essa frase desta forma?


Juliana Bertelli Bertoncel

Terapeuta Sistêmica e Vibracional

Agende sua sessão: WhastApp (11)9.9217.1846



19 visualizações0 comentário
©© Copyright
bottom of page