Quem tem dor crônica costuma ouvir das pessoas próximas frases que machucam ainda mais. Minhas pacientes já escutaram coisas como: "se dói tanto assim, como você está maquiada pro trabalho?"
Viver com dor é viver sendo julgada. Se não consegue dar conta das demandas da vida, é julgada como vitimista e/ou alguém que está fazendo corpo mole, e quando se esforça muito para tentar manter o máximo da vida "normal", é julgada como se a dor não fosse tão forte.
A questão é, quem sente dor, vive com dor. Ou seja, trabalha com dor, estuda com dor, se maquia com dor e também faz nada com dor!
A dor é real, existe, e exige um tratamento multidisciplinar, e ela pode desencadear também um sintomas de depressão. Não é fácil lidar com autocobrança, com as cobranças externas, com a sensação de insuficiência, fracasso e a sensação de falta de controle sobre a própria vida.
No e-book Dor crônica, sua vida sem ela dediquei um capítulo inteiro com orientação para os familiares sobre o que dizer e principalmente, o que não dizer pra quem sofre com dor crônica, além de outras 19 estratégias que agem como uma guia para você começar sua jornada em direção a uma vida mais feliz, saudável e sem dor.
Adquira seu exemplar: https://amordedentroparafora.com/dorcronica/?sck=blog
#dorcronica #dorcrônica #dorcronicatemtratamento #medicinadador #dor #endometriose #fibromialgia #enxaqueca #artrite #artrose #dornojoelho #vidasaudavel #doremocional #ocorpofala #ebookdor #lombalgia #tudodoi #vidaleve #chegadedor #depressao #dorneuropatica #epigenéticadador #dnadador #visaosistemicadoenca #comocurarador #especialistaemdorcronica
Kommentare